segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Activiti + Alfresco Community

Pessoal,

Hoje estou aqui para passar como consegui fazer funcionar a integração do Activiti com o Alfresco Community que já estava instalado no servidor.

Como todos devem ter percebido, o Alfresco Community não vem com o "activiti-admin", pois este (ao menos até onde sei) somente é disponibilizado no bundle da instalação do Alfresco Enterprise. Porem, ao verificar no banco de dados, como já era de se esperar, podemos ver que todas as tabelas relacionas ao Activiti estão criadas, pois a integração independe do deploy do Activiti Explorer e REST.

Sem mais enrolar,  vamos a pratica dos passos que segui para que essa integração funcione com o Alfresco Community:

1 - Na base de dados do Alfresco, verifiquei qual a versão que o Alfresco está utilizando do Activiti, que no meu caso é a 5.11.

2 - Após verificar a versão, fiz o download dos WARS (Explorer e REST) na página de download do Activiti, e copiei ambos para o diretório WEBAPPS.

3 - Iniciei o TOMCAT para fazer o deploy dos novos WARS copiados para a pasta WEBAPPS.

4 - No arquivo db.properties de ambos (Explorer e REST - Localizado dentro de WEB-INF/classes), configurei o banco de dados, apontando para a base que o Alfresco estava utilizando (no meu caso, em postgreSQL). Para facilitar a minha vida, abri o arquivo alfresco-global.properties e copiei todos os dados de lá.

5 - Copiei o JDBC que estava na minha pasta LIB do Alfresco para dentro da pasta LIB de ambos (Explorer e REST - Localizado dentro de WEB-INF).

Após seguir esses passos, consegui com sucesso iniciar o TOMCAT e utilizar o Activiti normalmente.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa que precisarem, email ou mensagem por aqui!

Do great work!

3 comentários:

  1. E aí, tudo bem?

    Eu não entendi muito bem o que você fez.
    Afinal de contas, você fez isso para conseguir usar o engine do Activiti para executar seus workflows ou você conseguiu fazer o Activiti Admin funcionar conectado no banco de dados do Alfresco?
    Se for a segunda opção, você conseguiu fazer a administração do Activiti normalmente, consultando os dados dos workflows em execução

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas,

      Peço desculpas se não consegui expressar direito o que fiz, mas se trata da sua segunda opção. Com esses passos, consegui fazer a administração do Activiti normalmente, pois o Alfresco, mesmo sem o Activiti Admin por default, já conta com essa engine BPMN para criação de seus fluxos de trabalho, assim como o jBPM.

      No que eu puder ajudar, podem contar comigo.

      Excluir
  2. Senhores,

    Onde encontro conteúdo em português sobre o Alfresco e o Activiti?

    ResponderExcluir